quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Fatores que interferem no processo de alfabetização

Na interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, um dos fatores que interferem para que ocorra a alfabetização é A organização da classe. Destaco aqui esse fator, por achar de fundamental importância o papel do professor nessa condução de aprendizagem.
A criança vem de um espaço acolhedor onde conhece todos ao seu redor, o grupo familiar. 
Esse novo ambiente que é a escola, vem cheio de novidades e descobertas, mas também com receio do novo. A formação de um novo grupo, num ambiente estranho que é a escola, e regido por uma figura desconhecida: o professor.
Junto a tudo isto, surgem as regras, a socialização, a comunicação entre as crianças, o conviver com comportamentos diferentes e ainda as atividades que devem ser seguidas como pintar, sublinhar, circular, entre outros.
A organização da classe, é um dos fatores mais importantes na adaptação das crianças. Processo fundamental para que haja a alfabetização.






Seminário Integrador II

Esta interdisciplina nos dá uma visão geral de todas as outras interdisciplinas.
Em sua aula presencial, dia 28 de setembro, tivemos uma dinâmica muito interessante. Cada colega veterana, deveria dar as boas vindas a uma colega nova, presenteando-a com um bombom e uma mensagem que dizia assim:

"Vamos caminhar juntos pelos caminhos do conhecimento
Ir mais além do que se pode enxergar
Nesta longa jornada, não estaremos sozinhos
Deus nos acompanhará e com certeza nos abençoará.
Orgulhosos chegaremos ao final de mais uma etapa."

Recebi a mensagem da colega Martina Benitez da Costa Lopes. Junto com a mensagem e o bombom, a veterana deveria desejar uma palavra de incentivo para a aluna nova. A palavra que recebi foi CONHECIMENTO.
Me identifiquei muito com a palavra, pois conhecimento pra mim, é algo muito importante, o saber não ocupa espaço e nosso cérebro nunca se cansa de aprender, e conforme vamos aprendendo, nosso cérebro está sempre em exercício.

Nesta interdisciplina, também aprendemos a organizar o nosso tempo. Como desenvolver em 24 horas do nosso dia as atividades profissionais, atividades de aula, lazer, família, sono, deslocamento e outras atividades que desempenhamos durante o dia.
Também construímos uma historia coletiva, partindo de um parágrafo elaborado pelo professor e desenvolvido pelas colegas do grupo.
Até agora, estou achando muito interessante essa trajetória.


Conhecendo o MOODLE

Dando continuidade ao relato de minhas aprendizagens no curso de Pedagogia na UFRGS, quero descrever aqui o uso da ferramenta Moodle.
Na interdisciplina Seminário Integrador I, tivemos a oportunidade de fazer a oficina online de AVA MOODLE.
Essa oficina nos ensinou como se usa essa ferramenta tão importante no ensino à distância.
Muitos colegas já conheciam o moodle, mas pra mim era uma novidade.
O moodle nos apresentou como nos comunicar virtualmente, primeiro fazendo nossa apresentação para os colegas, tutores e professores. Passo a passo, íamos completando nosso perfil, inserindo foto, falando um pouco do nosso lado profissional, e as expectativas para o curso de pedagogia.
Num segundo momento, aprendemos a enviar mensagens para os colegas, professores e tutores e como enviar tarefas para análise do professor.
A seguir, vieram nossas participações nos fóruns, a troca de ideias entre colegas e professores, as reflexões sobre os textos e vídeos das disciplinas e nossas postagens.
Finalizando, aprendemos como podemos usar esse recurso durante todo o curso e nos organizarmos diante das atividades de cada interdisciplina.
Sem dúvidas, o moodle é uma ferramenta útil e necessária no curso à distância, e nos permite acompanhar  nossa trajetória de atividades nessa caminhada.