quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Ciências no berçário

Na primeira aula que tivemos de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, descobri que faço ciências com meus alunos e não sabia.
Meus alunos tem entre 1 ano e meio e 2 anos de idade, e como toda criança, adoram mexer com água.
Foi então que eu resolvi fazer um experimento diferente.
Num dia de sol, levei todos pro pátio e coloquei potes com água para eles brincarem. Depois coloquei corante alimentício de diferentes cores.
Foi muito interessante a reação das crianças. Primeiro abriram um sorriso, depois queriam brincar com a água, e alguns optaram por brincar com uma determinada cor.
"A ciência, nos primeiros anos de vida, deve provocar um encontro com o desconhecido, convidando as crianças a navegar nesse mundo utilizando as ferramentas com as quais poderão enfrentar a ciência com um olhar mais aguçado". Disponível em http://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/7616/o-porque-e-o-como-das-ciencias-na-educacao-infantil.aspx






quarta-feira, 19 de outubro de 2016

E começa o segundo semestre

Boa tarde!

O semestre começou e eu ainda não tinha retomado minhas postagens aqui no blog.
Mas vamos lá! Nunca é tarde para recomeçar.
Neste retorno às aulas, fiquei apreensiva quando vi as disciplinas que estavam na grade do curso. Nunca gostei de matemática, nem de geografia, nem de história.
A geografia e a história, sempre foram disciplinas em que, suas aulas eram baseadas em leituras de texto, e o professor fazia seus comentários lá na frente, em sua mesa.
Não tive a oportunidade de ter um professor que inovasse suas aulas com recursos diferentes, nem atrativos para chamar a atenção dos alunos.
O que mais queríamos, era que a aula acabasse logo,  ou chegasse a hora do recreio. As provas eram a base de respostas extensas, onde tínhamos que decorar trechos importantes dos textos lidos em aula, e torcer para não esquecer da resposta até o momento da prova.
Embora sejam disciplinas importantes, infelizmente, nunca tive interesse pelo seu conteúdo, acredito que pela forma como foi me transmitido.
Com a matemática foi diferente, eu sempre quis muito saber matemática. Sempre achei que a pessoa que entendia de matemática, era considerada inteligente.
Tive bons professores nessa disciplina, mas nunca me destaquei em matemática. Na verdade, a matemática sempre me amedrontou.
Minha expectativa para esse semestre, é que eu aprenda a gostar dessas disciplinas. E se depender do que assisti nas primeiras aulas, creio que é bem possível que isso aconteça.
Até a próxima!