quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Dia do Nutricionista

31 de agosto é o dia do nutricionista.
Dia desse profissional tão essencial nas escolas, tão fundamental para a boa nutrição e consequentemente um melhor aprendizado do aluno.
Desde a educação infantil a alimentação está presente como um fator indispensável para o bom desenvolvimento da criança.
Tão importante quanto os cuidados com o pedagógico na escola, a alimentação deve ser equilibrada desde a educação infantil.
Evitar alimentos como açúcar no primeiro ano de vida é uma preocupação desse profissional na escola.
A alimentação na primeira infância deve ser o mais natural possível, sendo oferecido gradativamente os alimentos para o bebê.
Os primeiros alimentos a serem introduzidos são a papa de frutas e a sopa de legumes, sempre observando a aceitação da criança a cada nova fruta ou legume oferecido.
A ingestão de água também deve acontecer logo depois que o bebê deixa de ter a amamentação como alimentação exclusiva.
Alimentos como caldo de feijão, clara de ovo e a introdução de carne, devem ser oferecidos a partir do sétimo mês, nunca esquecendo de observar a sua aceitação pela criança.
Somente a partir de 1 ano de idade é que a criança está preparada para conhecer todos os tipos de alimentos, sempre lembrando que alimentos com calorias vazias como refrigerantes, biscoitos recheados, doces em geral e salgadinhos industrializados, não fazem falta e não trazem benefício algum para o desenvolvimento da criança.


Recomeça um novo semestre no PEAD

Mais um semestre começando e junto muitas expectativas de novas aprendizagens.
Nossa primeira aula de Seminário Integrador VI, nos fez pensar sobre o preconceito que ainda existe numa sociedade que defende tanto a diversidade.
Se pensarmos nossa trajetória de vida, podemos concluir que todos nós, em algum momento já sofreu de algum tipo de preconceito.
Preconceitos como cor, raça, gênero sexual são os mais comuns, mas ainda existem outros como a discriminação por religião e principalmente o preconceito quanto à mulher.
Durante a atividade em sala de aula, muitos grupos refletiram o preconceito no ambiente de trabalho e na sociedade em geral, todos nos fizeram pensar no porque ainda existe tanto o preconceito, se nos definimos como seres não preconceituosos.
Será um semestre de grandes reflexões, questionamentos e quem sabe de algumas conclusões.
Vamos seguir em busca de novos aprendizados, pois o semestre promete.