quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O desfralde

Trabalho com uma turma de crianças com 2 anos de idade e tenho observado que algumas crianças querem tirar suas fraldas, se sentem incomodadas com a fralda suja, falam que querem fazer xixi. Claro que muitas vezes o xixi já foi feito, mas é um alerta para que se comece o desfralde.
Cada criança tem seu tempo, portanto, não são os professores ou os pais quem decidem, mas sim a criança. Cabe a nós, apoiá-los, seja dizendo que devemos usar o banheiro ou incentivando o uso do penico.
Quando acontecer acidentes, como estar sem fralda e fazer xixi, é importante que a criança participe e ajude a pegar sua roupa suja e entenda que deve ser trocada por outra.
Quando a criança participa desse processo, ela se torna parte da solução e vai trabalhando sua independência também.
Lembrar a criança de usar o banheiro e perguntar se ela quer usar o banheiro é muito importante. Também devemos ensinar a usar o papel higiênico e lavar as mãos. Assim, a criança vai aprendendo também outros hábitos de higiene.


Id, Ego e Superego

Na disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I, um dos conteúdos estudados foi compreender o id, ego e superego.
Sigmund Freud é considerado o criador da psicanálise. Dentre os vários conceitos e descobertas de Freud, uma das mais conhecidas é o Id, Ego e Superego para compreender melhor a nossa mente.
O id é a fonte de energia psíquica de uma pessoa. Está ligado principalmente a libido, ao impulso sexual.
O Ego é o responsável pelo contato do psiquismo com a realidade. Estabelece o equilíbrio entre as reivindicações do Id (inconsciente) e as exigências do Superego com relação ao mundo externo.É o componente psicológico da personalidade (consciente).
O Superego é o representante das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais. São nossos conceitos do que é certo e do que é errado. O superego procura inibir os impulsos do id, já que, este não tem moralidade. Ele nos pune quando fazemos algo errado, com o sentimento de culpa e também nos recompensa quando fazemos algo certo, com sentimento de satisfação.
Para entender melhor, poderíamos dar como exemplo o seguinte: O id querendo sair pra passear num dia de trabalho. O Ego tentando aconselhar que seria melhor fazer isso em outro dia, outro momento. E o superego diria que fazer isso é inadmissível.
Desta forma é que surgem os conflitos e distúrbios psicológicos da mente humana, cabendo ao Ego, tentar equilibrar os conflitos que surgem entre o que a pessoa quer fazer e o que ela deve fazer.

Boa tarde!

Relendo um texto de Mariangela Momo na disciplina Infâncias de 0 a 10 anos, achei interessante partilhar com vocês o assunto que nele contém.
O texto é: Tudo, ao mesmo tempo, agora! A vida urgente das crianças contemporâneas.
A modernidade, a praticidade está em tudo que nos rodeia, seja para adultos e até mesmo para crianças.
A mídia cada vez mais atinge os pequenos com propagandas alusivas a algum super herói, algum alimento de rápido preparo e que lhes fornece energia para brincar, como num toque de mágicas.
E são esses alimentos calóricos que estão ganhando espaço no cotidiano da família e das crianças. Não se tem mais tempo de preparar um alimento, até porque, alguns alimentos já vem com um brinquedo que seduz as crianças. Fazendo com isso, que nossas crianças ganhem sobrepeso e aumentem o índice de colesterol já na infância.
Os aniversários, agora tem tema como decoração. Barbie, Homem aranha, e assim por diante, como se o tema, o motivo principal não fosse o aniversariante.
Os produtos para as crianças, sapatos, cadernos, mochilas e brinquedos,  vem com personagens que estão fazendo sucesso no momento, e logo mais, serão substituídos por outros que serão sucesso mais adiante.
Tudo é descartável! Tudo vira lixo!
Raramente vemos uma criança usar a mesma mochila de um ano para o outro, ou ainda, um material ser passado do irmão mais velho para o mais novo.
Lamentavelmente, esquecemos que ao estimular/comprar para as crianças os artigos que a mídia oferece, estamos nos contradizendo quando tentamos ensinar a eles o que é preservação do meio ambiente.