quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Boa tarde!

Relendo um texto de Mariangela Momo na disciplina Infâncias de 0 a 10 anos, achei interessante partilhar com vocês o assunto que nele contém.
O texto é: Tudo, ao mesmo tempo, agora! A vida urgente das crianças contemporâneas.
A modernidade, a praticidade está em tudo que nos rodeia, seja para adultos e até mesmo para crianças.
A mídia cada vez mais atinge os pequenos com propagandas alusivas a algum super herói, algum alimento de rápido preparo e que lhes fornece energia para brincar, como num toque de mágicas.
E são esses alimentos calóricos que estão ganhando espaço no cotidiano da família e das crianças. Não se tem mais tempo de preparar um alimento, até porque, alguns alimentos já vem com um brinquedo que seduz as crianças. Fazendo com isso, que nossas crianças ganhem sobrepeso e aumentem o índice de colesterol já na infância.
Os aniversários, agora tem tema como decoração. Barbie, Homem aranha, e assim por diante, como se o tema, o motivo principal não fosse o aniversariante.
Os produtos para as crianças, sapatos, cadernos, mochilas e brinquedos,  vem com personagens que estão fazendo sucesso no momento, e logo mais, serão substituídos por outros que serão sucesso mais adiante.
Tudo é descartável! Tudo vira lixo!
Raramente vemos uma criança usar a mesma mochila de um ano para o outro, ou ainda, um material ser passado do irmão mais velho para o mais novo.
Lamentavelmente, esquecemos que ao estimular/comprar para as crianças os artigos que a mídia oferece, estamos nos contradizendo quando tentamos ensinar a eles o que é preservação do meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário