quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Id, Ego e Superego

Na disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I, um dos conteúdos estudados foi compreender o id, ego e superego.
Sigmund Freud é considerado o criador da psicanálise. Dentre os vários conceitos e descobertas de Freud, uma das mais conhecidas é o Id, Ego e Superego para compreender melhor a nossa mente.
O id é a fonte de energia psíquica de uma pessoa. Está ligado principalmente a libido, ao impulso sexual.
O Ego é o responsável pelo contato do psiquismo com a realidade. Estabelece o equilíbrio entre as reivindicações do Id (inconsciente) e as exigências do Superego com relação ao mundo externo.É o componente psicológico da personalidade (consciente).
O Superego é o representante das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais. São nossos conceitos do que é certo e do que é errado. O superego procura inibir os impulsos do id, já que, este não tem moralidade. Ele nos pune quando fazemos algo errado, com o sentimento de culpa e também nos recompensa quando fazemos algo certo, com sentimento de satisfação.
Para entender melhor, poderíamos dar como exemplo o seguinte: O id querendo sair pra passear num dia de trabalho. O Ego tentando aconselhar que seria melhor fazer isso em outro dia, outro momento. E o superego diria que fazer isso é inadmissível.
Desta forma é que surgem os conflitos e distúrbios psicológicos da mente humana, cabendo ao Ego, tentar equilibrar os conflitos que surgem entre o que a pessoa quer fazer e o que ela deve fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário