domingo, 29 de maio de 2016

 Poesia para Crianças!

Que boas lembranças me vem à mente quando leio/canto essa poesia de Vinicius de Moraes.
Tantas recordações de infância, tantas fantasias criadas em cima de um poema.
Lembro como se fosse hoje, o dia em que minha professora nos passou esse texto e pediu que fizéssemos um desenho sobre o que lemos.
Depois de fazer o desenho, aprendemos a cantar a música do poema.
Trabalhar poesia com crianças, desperta o interesse pela leitura, pela criatividade, pela representação, pela arte.
Além dessas razões, também podemos trabalhar de diferentes formas, desenhando, encenando, cantando ou permitindo que a criatividade flua nas cabecinhas de seus alunos.

A Língua Brasileira de sinais, não é somente uma comunicação por gestos e sinais, é considerada por lei, uma língua.
Infelizmente não é um recurso oferecido pelo governo aos educadores. Cabe ao educador, que trabalha com esse tipo de inclusão, se aperfeiçoar e correr atrás de sua qualificação para melhorar seu trabalho diariamente.
A criança que se comunica por libras, deve ser inserida na escola, assim como qualquer outra criança de inclusão (sindrome de down, autista, paralisias, entre outros).
Outra dificuldade encontrada pelo educador, é que, muitas pessoas que se comunicam por libras, usam seus códigos específicos, muitos criados dentro de seu grupo familiar, o que dificulta ainda mais a comunicação com o ouvinte.
Segundo Quadros (1998, pg. 64), assim como as línguas faladas, as línguas de sinais não são universais: cada país apresenta a sua própria língua.
Cada vez mais, o educador deve estar se aprimorando para trabalhar com a inclusão no seu dia a dia.
A educação inclusiva se orienta pela perspectiva da diversidade, com metodologias e estratégias diferenciadas, com responsabilidade compartilhada, cuja capacitação do educador, passa pelo conhecimento sobre a diversidade, com a família e sua responsabilidade com o exercício da profissão.

Mas porque cantar musica para as crianças?

"a música não é só uma técnica de compor sons (e silêncios), mas um meio de refletir e de abrir a cabeça do ouvinte para o mundo." (A. de Campos, in J. Cage, 1985 - prefácio, p.5)

A música tem o dom de acalmar, acalentar, fazer dançar e chamar a atenção. Não é raro que diariamente se observa o interesse das crianças por brinquedos sonoros e diferentes tipos de sons. O barulho emitido por um chocalho, um pandeiro ou até mesmo uma latinha com pedrinha dentro, atrai e diverte as crianças por bastante tempo.
A música contribui para o desenvolvimento da criança. Ela favorece a imaginação, o relaxamento, a concentração, a memória, o ritmo e a consciência corporal, contribuindo também para a socialização das crianças.
Para criar instrumentos musicais, podemos utilizar diferentes sucatas, como: latinhas de leite em pó com pedrinhas dentro, latinhas de bebida com sementes dentro, um pau de chuva, feito com cano de papelão e conchinhas de praia dentro, um pandeiro feito de tampa de lata com várias argolinhas de chaveiro pendurada.
Sendo criativo é possível criar uma bandinha para seus alunos.