terça-feira, 5 de julho de 2016

Hora do Conto

Na interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, vimos que ler para as crianças, não é somente narrar a historia de um livro e mostrar suas gravuras coloridas para os alunos.
Literatura também pode ser compreendida como uma história que contamos com o auxilio de fantoches, a dramatização que fazemos com um teatro de máscaras ou também a encenação quando lemos um poema.
Gosto de ler para meus alunos e sinto que eles, embora pequenos, gostam desse momento de ouvir histórias. Diariamente, fazemos uma rodinha e todos sabem que logo em seguida, vem uma história.
Ler para as crianças é um grande estímulo à criatividade, imaginação e concentração das crianças.
Também é importante criar um ambiente propício para que a hora do conto aconteça.
Alguns dias, crio uma cabaninha, como se fosse uma tenda de leitura, com várias almofadas no chão. Então sentamos em baixo da tenda e saímos em descobertas pelo mundo imaginário.
Procuro também diversificar o ambiente. Já fizemos hora do conto no pátio e na biblioteca. Geralmente na biblioteca, deixo vários livros pelo chão para que as crianças peguem o que lhes chamar a atenção.
Já, no pátio, a concentração é menor, pois o espaço é amplo e oferece muitos atrativos que dispersam.
Mesmo assim, observo que a mudança de ambiente favorece o interesse dos alunos pela atividade que estou propondo.
Mas a hora do conto, seja onde for, sempre é um momento muito prazeroso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário