segunda-feira, 4 de julho de 2016

Projeto sobre o Brincar

Atualmente trabalho com uma turma de berçário 2. Meus alunos tem entre 1 ano e meio e 2 anos de idade.
Resolvi seguir as orientações da interdisciplina Seminário Integrador III, e procurei observar o que desperta o interesse dos meus alunos, a fim de iniciar um novo projeto.
Nessa observação, percebi que o que mais interessa às crianças dessa faixa etária é brincar.
Foi então que comecei a desenvolver o projeto Brincadeiras.
Nesse projeto, apresentei para meus alunos, objetos que não fossem brinquedos, para eles brincarem.
Num dia, trouxe várias latas de leite em pó. Primeiro deixei que eles brincassem livremente, depois de passado o interesse, coloquei um cordão em volta das latas e comecei a puxar. Novamente o interesse surgiu, e aí brincamos muito com carrinhos de lata.
Em outro dia, trouxe várias caixas de papelão e larguei no meio da sala. Alguns puxavam, outros só olhavam. Mas a maioria deles entrou para dentro da caixa. Então, comecei a puxar a caixa com uma criança dentro. Foram muitas risadas. E dessa forma, passamos muito tempo brincando.
Também na interdisciplina de Ludicidade, vimos a importância que é o brincar para a criança.
Segundo Oliveira (2000), o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
É através da brincadeira que a criança desenvolve capacidades como atenção, socialização, memória e imaginação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário