sábado, 9 de setembro de 2017

Ser Professor

O que é ser professor nos dias de hoje?
Fico me perguntando porque ainda quero me qualificar cada vez mais para exercer essa profissão.
Desde minha infância, sempre tive uma vontade de ser professora e gostava de brincar de aulinha com minhas bonecas e muitas vezes bastava um quadro negro, um giz e alunos imaginários, a brincadeira estava feita.
Sonhava em um dia ter meus alunos, ser respeitada por eles e acima de tudo ser valorizada pelo meu trabalho, com um salário digno e me sentisse realizada profissionalmente.
Me sentir realizada como professora, eu me sinto. Gosto do meu trabalho, gosto dos meus alunos, enfim, amo o que faço.
Mas porque ainda tem pessoas que buscam essa profissão se há tantos alunos que perderam o respeito por seus professores, e se o governo do estado não valoriza esse profissional que forma tantos outros profissionais?
Seguidamente vemos noticiários onde alunos agridem verbal e fisicamente seus professores, sem se importar com as consequências, pois sabem que existe todo um amparo legal a menores e um atendimento psicológico a eles se for necessário.
Mas e o professor? Como fica esse profissional que foi agredido simplesmente por exercer sua profissão e querer impor aos seus alunos um mínimo de respeito e disciplina para poder dar continuidade às aulas? Fica afastado até melhorar da agressão e depois voltar ao trabalho sem ao menos ter por direito um apoio psicológico?
Como se não bastasse esse descaso, o governo estadual, que deveria manter um salario digno aos seus servidores, simplesmente decide parcelar o salário destes profissionais não se preocupando nem com as contas que estes devem pagar ao final do mês, como todo cidadão.
Em consequência disso, as escolas entram em greve e quem sai prejudicado além dos professores, são os alunos que deixam de ter aula e a educação como um todo.
Ser professor nos dias de hoje, só me resta acreditar que seja por amor, por vocação ao que se faz. Nada justifica essa missão, se não for por que gostamos de formar cidadãos.

Um comentário:

  1. Leila, excelente reflexão do que é ser professor na atualidade, parece que perdeu o brilho que tinha antigamente. Porém, continuamos iguais, com os mesmo sonhos, a mesma vontade de ensinar, senão não estaríamos lecionando. É um período diferente, mas tenho fé que às coisas vão se encaixando pouco a pouco, trabalhando interdisciplinarmente, todos os envolvidos, vão ir encontrando o caminho para os nossos alunos tenham vontade de ir na escola, de participar, de interagir e ter vontade de ser um cidadão melhor, completo.
    Abraços

    ResponderExcluir