Antigamente, acreditava-se que o aluno superdotado era aquele que era muito inteligente e se destacava por suas melhores notas na turma. Ainda há quem pense assim nos dias de hoje.
A criança com altas habilidades destaca-se por desenvolver alguma habilidade especifica de forma prematura.
Segundo Ourofino e Guimarães
(2007) as altas habilidades podem ser definidas, por uma assincronia, ou seja, uma ou mais funções que se desenvolvem primeiro ou
mais que as outras. A pessoa com altas habilidades tem um desenvolvimento desigual nos
diferentes aspectos que a constituem.
São características de crianças com altas habilidades:
Alto grau de curiosidade;
Boa memória;
Atenção concentrada;
Persistência;
Independência e autonomia;
Interesse por áreas e tópicos diversos;
Facilidade de aprendizagem;
Criatividade e imaginação;
Iniciativa;
Liderança;
Vocabulário avançado para a idade cronológica;
Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de ideias);
Habilidade para considerar pontos de vista de outras pessoas;
Facilidade para interagir com crianças mais velhas ou adultos;
Habilidades para lidar com ideias abstratas;
Habilidade para perceber discrepâncias entre ideias e pontos de vista;
Interesse por livros e outras fontes de conhecimento;
Alto nível de energia;
Preferência por situações/objetos novos;
Senso de humor;
Originalidade para resolver problemas.
Infelizmente em nossas escolas, o que ainda vemos é a falta de formação de profissionais para trabalhar com esses alunos, o que dificulta o aprendizado e crescimento dessas crianças.
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