sábado, 11 de novembro de 2017

Alunos superdotados

Antigamente, acreditava-se que o aluno superdotado era aquele que era muito inteligente e se destacava por suas melhores notas na turma. Ainda há quem pense assim nos dias de hoje.
A criança com altas habilidades destaca-se por desenvolver alguma habilidade especifica de forma prematura.
Segundo Ourofino e Guimarães (2007) as altas habilidades podem ser definidas, por uma assincronia, ou seja, uma ou mais funções que se desenvolvem primeiro ou mais que as outras. A pessoa com altas habilidades tem um desenvolvimento desigual nos diferentes aspectos que a constituem.
São características de crianças com altas habilidades:
 Alto grau de curiosidade;
Boa memória;
Atenção concentrada;
Persistência;
Independência e autonomia; 
Interesse por áreas e tópicos diversos; 
Facilidade de aprendizagem; 
Criatividade e imaginação;
Iniciativa; 
Liderança;
Vocabulário avançado para a idade cronológica;
Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de ideias); 
Habilidade para considerar pontos de vista de outras pessoas; 
Facilidade para interagir com crianças mais velhas ou adultos; 
Habilidades para lidar com ideias abstratas; 
Habilidade para perceber discrepâncias entre ideias e pontos de vista; 
Interesse por livros e outras fontes de conhecimento; 
Alto nível de energia; 
Preferência por situações/objetos novos; 
Senso de humor; 
Originalidade para resolver problemas.

Infelizmente em nossas escolas, o que ainda vemos é a falta de formação de profissionais para trabalhar com esses alunos, o que dificulta o aprendizado e crescimento dessas crianças.

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