domingo, 3 de dezembro de 2017

A diferença está no seu olhar

Trabalhando com crianças de 4 anos, um dos projetos que desenvolvi nesse semestre foi: Somos iguais e somos diferentes.
Minha proposta era que as crianças reconhecessem as diferenças existentes entre as pessoas e desenvolvessem o respeito para com todos, independente de raça, cor, sexo ou deficiência.
Começamos nosso projeto com leitura de livros que falassem sobre diversidade. O patinho feio, O menino que lia com as mãos, O elefante que queria ser diferente, entre outros.
A cada semana, desenvolvíamos atividades referente o assunto do livro. Atividades como pintura, atividades no pátio, atividades com sucata, atraindo assim a atenção e o interesse das crianças.
Uma das atividades mais interessantes foi a construção de uma cadeira de rodas com palito de picolé.
A cadeira foi construida para a boneca que foi a nossa personagem principal da aula. Uma boneca negra e sem uma perna.
Atentos ouvindo eu contar a história de Joana (nome da nossa boneca), as crianças queriam começar a fazer a cadeira para que a nossa boneca cadeirante pudesse brincar com as demais bonecas.
Percebi que as crianças não fazem essa distinção com preconceito. Todos queriam ter a oportunidade de brincar com Joana. Infelizmente, alguns valores são passados pela família e acabamos virando preconceituosos quando adultos.
Mas o importante é que na escola estamos plantando uma semente muito importante que é a diversidade. Assim, conseguiremos tratar a todos sem diferenças, pois a diferença está no seu olhar, e não no olhar de uma criança.


Um comentário:

  1. Leila, não nascemos racistas, as crianças vão tendo este preconceito, no núcleo que se relacionam, diminuir este preconceito, hoje, cabe a nós professores, ir trabalhando desde pequenos a diversidade racial, para que cresçam sabendo que somos iguais na nossa essência o que nos difere é a cor, tamanho, peso, altura, etc.
    Abraços

    ResponderExcluir