quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Matemática no berçário

Na interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, descobri que desde o berçário, estamos usando a matemática com as crianças.
Na tarefa onde deveríamos relatar como trabalhamos multiplicação e divisão com nossos alunos, pensei que não iria conseguir fazer, mas com o auxilio da tutora, vi que diariamente trabalho a divisão com meus alunos.
Todos os dias, em minha turma de berçário 2, tenho a função de explicar para as crianças e tentar convencê-las de que devemos partilhar com o colega o brinquedo. Que quando uma criança está brincando com um brinquedo que nós queremos, não podemos simplesmente tirar da sua mão.
Nessa faixa etária, 1 ano e meio a 2 anos de idade, a criança não compreende ainda o outro, e acha que o mundo gira em torno de si, prevalecendo a sua vontade.
Conforme a psicopedagoga Maria Carolina Oliveira, especializada em educação na cidade de Reggio Emilia (Itália) e na Universidade de Harvard (EUA), "no auge do egocentrismo, por volta dos dois anos de idade, a criança não verbaliza e reage com o corpo. Pode passar pelo amigo e arrancar seu brinquedo, porque, em sua fantasia, o mundo gira ao seu redor, o outro não existe e é seu desejo ter aquilo."
Para o professor, não é um momento fácil, pois a criança normalmente não aceita, mas o interessante é que as crianças vão aprendendo sobre a socialização e a reconhecer no outro, uma pessoa com vontades, desejos e sentimentos, assim como a si mesmo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário