sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Orientação Espacial

" Orientação espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda, à frente ou atrás, acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto." (ASSUNÇÃO, COELHO, 1996, p. 91-96)
Trabalhar com ludicidade, é sempre a melhor forma de ensinar as crianças. Tudo para a criança é melhor compreendido em forma de brincadeira.
As noções de espaço são desenvolvidas pela criança a partir da experimentação, tendo como referência o próprio corpo. Como a compreensão dessas noções depende da maturação neurológica da criança e, neste sentido, cada um tem seu ritmo, o ideal é estimulá-las, desde cedo, para que possam experimentar situações diferenciadas que favoreçam essa compreensão.
Segue algumas atividades interessantes para se trabalhar localização ou orientação espacial:
labirinto - seguir a trilha ou caminho pontilhado
dentro e fora - pular dentro do círculo, pular fora do círculo
fila - formar fila e indicar que o aluno vá para trás ou para a frente do colega.
A criança que não possui noções de posição e orientação espacial, pode apresentar problemas em sua aprendizagem na alfabetização, como: não respeitar os limites da folha, dificuldades de organização com o material escolar, esbarrar em objetos e pessoas, confundir letras que diferem quanto à orientação espacial (b/d - p/q).
As noções de corpo e espaço são fundamentais para o bom desenvolvimento da criança.























Nenhum comentário:

Postar um comentário