domingo, 28 de maio de 2017

Referente às apresentações sobre os PAs

Em nossa ultima aula presencial, tivemos a apresentação de diversos projetos de aprendizagem. Foram os mais diferentes assuntos de interesse dos alunos, apresentados pelas colegas de aula.
A cada projeto apresentado, desde a educação infantil, até o ensino fundamental, podemos acompanhar os interesses e curiosidades das crianças por determinados assuntos.
O projeto de aprendizagem, nos permite o questionamento e o mudar de opinião.
Nos permite ter uma dúvida ou uma certeza e ela ser modificada conforme nossas investigações.
O que se viu, foi que a aula se torna muito mais atrativa e participativa com as crianças. O aluno desperta para o querer conhecer.
O aprendizado acontece naturalmente com a pesquisa do aluno.
O professor passa a ser um colaborador nessas investigações e não mais um transmissor de conteúdos.
Infelizmente ainda vemos muitas escolas que não permitem esse tipo de processo de aprendizagem com os alunos.
Escolas que ainda estão atreladas aos conteúdos programados para ser repassado aos alunos.
E isso foi confirmado por algumas colegas em suas apresentações.
Nosso aprendizado como professores nesse dia, foi riquíssimo!
E as apresentações foram excelentes!

sábado, 27 de maio de 2017

Ainda sobre o curso Bibliotec III

O curso está no final, mas o aprendizado foi bem enriquecedor e com certeza, o conhecimento adquirido me ajudarão no desenvolvimento do meu trabalho.
Uma outra atividade proposta, era escolher uma escola de nossa comunidade e descrever pelo menos cinco atividade no âmbito educacional, cultural, social, que propicie cidadania e a inclusão social.
Escolhi a biblioteca da Escola de Educação Infantil Irmã Sibila Ana Burin, por trabalhar neste local.
A biblioteca oferece às crianças e à comunidade escolar:
- autor presente
- visita à feira do livro da cidade
- sacola viajante (5 livros são enviados para casa de um aluno, onde a família escolhe um livro para ler com a criança e depois faz um relato por escrito no caderno de registro que vai junto. No dia seguinte a professora lê com as crianças em sala de aula).
- hora do conto na biblioteca com uso de fantoches
- semana literária (durante a semana literária, todas as turmas devem trabalhar sobre um livro e realizar uma atividade referente ao livro, para a exposição que acontece na escola). Na semana literária, os alunos tem hora do conto em diversos ambientes / espaços da escola e também há venda de livros para professores e comunidade escolar.

Biblioteca Publica e Biblioteca Escolar

O tipo de biblioteca é determinado pelas funções e serviços que oferece, pela comunidade que atende e pelo seu vínculo institucional.
Podem ser publica, escolar, temática, comunitária, universitária, nacional, especializada ou centros de referência.

As mais conhecidas são:

Biblioteca Pública
Tem por objetivo atender por meio do seu acervo e de seus serviços os diferentes interesses de leitura e informação da comunidade em que está localizada, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro, de forma gratuita. Atende a todos os públicos, crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência.

Biblioteca Escolar
Tem por objetivo atender os interesses de leitura e informação da sua comunidade e trabalha de acordo com o projeto pedagógico da escola na qual está inserida. Atende alunos, professores, funcionários, podendo também atender familiares de alunos e comunidade do entorno da escola.


Curso Bibliotec III

Como havia escrito anteriormente, no curso Bibliotec III que estou fazendo, uma das atividades propostas, era para escolher um tipo de biblioteca, conforme a tipologia descrita no curso e citar pelo menos, cinco tipos de documentos que sejam adequados para integrar o acervo da biblioteca escolhida.

Escolhi Biblioteca para Escola de Educação Infantil.

Documentos selecionados:

1 - livros sonoros
2 - livros de clássicos infantis
3 - dvds
4 - fantoches e outros recursos para contação de histórias como: tv com rolo para passar a história ilustrada, avental e personagens da história com velcro para fixar no avental, fantasias de acordo com a história
5 - livros variados de literatura infantil
6 - livros de parlendas, trava-línguas, folclore

Acho que esses recursos auxiliam bastante numa biblioteca infantil, bem como, atraem os pequenos leitores.



sexta-feira, 26 de maio de 2017

Feira de ideias

Na educação infantil, trabalhamos muito com sucatas como um material concreto.
Na escola em que trabalho, nossa Feira de Ideias acontece anualmente como uma mostra das atividades realizadas com as crianças.
Trabalhamos com sensações, sentidos e colaboramos para o desenvolvimento da criança através da brincadeira.
A criança precisa explorar o ambiente a sua volta e conhecer as diferentes texturas desde pequena.
Através de uma história, podemos criar personagens com sucata e também trabalhar diferentes atividades para desenvolver a motricidade fina, como rasgar papeis, colagem, pontilhar o caminho desenhado no papel, amassar bolinha de papel, aprender a usar a tesoura para recorte.
Assim são criados vários trabalhos que são verdadeiras obras de arte.
Trabalhar e brincar com brinquedo reciclado, não é apenas lazer, estimulação da criatividade ou outros aspectos na criança. Trabalhar com sucata, é algo mais complexo, pois ao ter essa prática, exercemos uma ação direta no meio ambiente e no comportamento humano.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Aplicando o projeto de aprendizagem

O projeto sobre amizade, respeito e bullying que estou desenvolvendo na turma de maternal 2, está tendo resultados muito positivos.
Com o objetivo de trabalhar o respeito entre os colegas, criamos o ajudante do dia. Diariamente, a professora escolhe o colega que ajudará a professora naquele dia.
O que fará esse colega?
O ajudante do dia vai auxiliar distribuindo folhas, lápis, giz de cera para os colegas, conforme for a atividade do dia.
Mas como se dá essa escolha?
Fiz algumas combinações com as crianças. O colega escolhido, não poderá ter tido desentendimento com nenhum colega naquele dia.
Inicialmente, todos querem ser o ajudante , mas conforme as combinações feitas, vamos conversando na rodinha quem será o escolhido a cada dia.
O comportamento do grupo está mudando. Com o interesse de ser o ajudante, as crianças estão se respeitando mais e valorizando o colega.
Destaco aqui um exemplo que está acontecendo com as crianças, que é o momento da rodinha, onde cada um deve falar, mas sempre esperando chegar a sua vez.
Antes todos queriam falar ao mesmo tempo. Hoje, as crianças ja levantam a mão e esperam o colega terminar de falar.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Projetos de Aprendizagem

E nesse semestre temos uma tarefa em grupo que é aplicar um projeto de aprendizagem na turma em que atuamos em nossa escola.

               Para o professor não basta ser um profissional da pesquisa, mas um profissional da educação pela pesquisa, que torne a pesquisa uma constante em sua sala de aula, de modo que o aluno deixe de ser objeto aquele que não age, que apenas ouve e recebe o conhecimento por osmose e passe a ser sujeito, aquele que busca o conhecimento. Desenvolver o falar, o ouvir, o ler e escrever é um dos objetivos da educação. Assim formamos um aluno reflexivo, questionador e competente, crítico e ativo. À medida que o aluno questiona a realidade, ele está conquistando a sua autonomia. (DEMO, 2000).

Minhas colegas e eu, resolvemos desenvolver nosso projeto de acordo com o que observamos nas nossas turmas.
Minha turma é de maternal 2, com idades entre 3 a 4 anos de idade.
Desde o início do ano, observo que quando brincam, as crianças nessa faixa etária, tem dificuldade em respeitar a vez do colega, brigam com facilidade, empurram o colega e se queixam de algum colega para a professora.
Dessa forma, começamos a desenvolver o projeto sobre Bullying, Amizade e Respeito.
Em rodinha, conversei sobre a importância de sermos amigos de todos e deixei que falassem o que pensavam.
As falas foram bem espontâneas e diante disso, sei que teremos bastante trabalho pela frente. Conforme o andamento do projeto, irei postando como está sendo essa atividade em sala de aula.