Segundo Jussara Hoffmann, "a criança não pode se sentir integrada a uma escola que lhe proporciona uma situação constante de prova, de teste, onde a tensão se mantém e onde ela e sua família são prejulgadas e responsabilizadas pelo fracasso".
O professor deve através da observação, acompanhar o desenvolvimento da criança, como a criança se comporta com os colegas, com o professor, como é sua participação nas atividades propostas, identificar com qual área de conhecimento a criança tem mais facilidade.
Em minha prática escolar, começamos com a avaliação, destacando alguns pontos que observamos em cada criança, como: suas características pessoais, sua participação nas atividades, sua relação com os colegas e professores, sua interação com as crianças, suas expressões de emoção diante das conquistas e fracassos, se tem autonomia ou não, suas habilidades e suas dificuldades.
Com essas anotações, se redige o parecer descritivo da criança e também faz-se um portfólio com fotos e registros da evolução da criança em sua trajetória escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário