Nesse semestre estudamos muito como deve ser uma gestão escolar democrática.
Esse tipo de gestão escolar, deve envolver todos os segmentos da escola em qualquer tomada de decisão.
A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da
comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e
na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos
processos decisórios da escola.
A gestão democrática implica um processo de
participação coletiva. Sua efetivação na escola
pressupõe instâncias colegiadas de caráter
deliberativo, bem como a implementação do
processo de escolha de dirigentes escolares,
além da participação de todos os segmentos da
comunidade escolar na construção do Projeto
Político-Pedagógico e na definição da aplicação
dos recursos recebidos pela escola.
Através dessa interdisciplina, aprendemos também os diferentes tipos de gestão existentes e conseguimos avaliar nossas escolas quanto à gestão. O tipo de gestão que predomina, seu funcionamento, sua relação entre teoria e prática, bem como o que pode ser melhorado na gestão escolar.
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