sábado, 15 de julho de 2017

Ser adulto nos dias de hoje

Uma das atividades que tivemos que realizar na interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, foi um trabalho em grupo sobre algum tema relevante na vida adulta.
Meu grupo resolveu pesquisar sobre Mídias e Vida Adulta.

Porque será que nos dias de hoje estamos sempre conectados?
Porque será que não conseguimos nos desconectar de tantas informações, seja na vida pessoal ou profissional.
A facilidade em conhecer uma pessoa, em realizar uma pesquisa, em ter acesso à informação de forma rápida, criou uma dependência nas pessoas.

A tecnologia veio para facilitar o trabalho e a vida de todos nós. O que muitas vezes não percebemos é que essa dependência de estarmos sempre conectados, pode nos afastar de convívio em família, pode nos trazer solidão e muitas vezes trazendo consequências mais graves, como a própria exclusão de círculos de amizades, sem nossa percepção.

Para Lemos (2007b) as tecnologias sem fio estão transformando as relações existentes entre as pessoas e os espaços urbanos e criando novas formas de mobilidade. Os tradicionais espaços de lugar, conforme Castells (1999), estão, pouco a pouco modificando as cidades contemporâneas e transformando-as em um ambiente generalizado de acesso e controle da informação por redes telemáticas sem fio, criando zonas de conexão permanente. ubíquas, os territórios informacionais.(AMORIM, 2010, p4)

A atual fase de mobilidade e das redes sem fio, são caracterizadas por alguns autores como uma nova relação com o tempo, com o espaço e com os diversos territórios. (AMORIM, 2010, p4)

As pessoas estão tão acostumadas a estar conectadas, que é comum entrarmos em um restaurante e perguntarmos a senha de wifi, ou até mesmo, essa informação já aparece disponível logo que entramos nesse espaço. E cada vez mais, as pessoas estão desligadas do que acontece a sua volta.

Penso que nos resta saber dosar na medida certa a maneira correta de usar essa ferramenta tão importante e tão necessária nos dias de hoje, que é a tecnologia do mundo virtual. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário