sábado, 10 de março de 2018

Iniciando mais um semestre

Nesta semana tivemos o primeiro encontro desse semestre do eixo VII.
Deu pra perceber que as cobranças serão maiores e que nossa responsabilidade aumenta com o curso se encaminhando ao seu final.
Achei bastante interessante o vídeo apresentado na disciplina do Seminário Integrador, "Escolas Democráticas",
Num primeiro instante, me chamou a atenção as salas referências, onde os alunos se deslocavam até a sala para aprender sobre a disciplina.
Depois, senti que o modelo era de uma escola tradicional, onde o saber é do professor e este tem o dever de passar para os alunos seus conhecimentos.
E num terceiro momento, pude ver uma escola, onde não se aceita o aluno como um ser pensante e crítico, com capacidades intelectuais para dialogar com o professor e questionar seus métodos ultrapassados.
Nesse enfoque, me veio na memória um texto de Rubem Alves, que define muito bem como são nossas escolas, algumas libertam seus alunos para serem reflexivos, outros aprisionam seus pensamentos, limitando-se a conhecer somente o que é repassado pelo professor.

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre tem um dono.
Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são pássaros em vôo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

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