sexta-feira, 30 de março de 2018

EJA

A Educação de Jovens e Adultos é uma área profissional que ainda não tive a oportunidade de trabalhar. Por isso acredito que a interdisciplina me trará muitas contribuições acerca do funcionamento da EJA,
Durante nossa primeira aula, foi discutido o que é a EJA e sobretudo,  quem são as pessoas que optam por essa metodologia de educação.
Várias foram as hipóteses elencadas pelo grupo, para designar esse público, como:
Diferenças de classe enfrentadas na escola
Públicos diferentes na mesma sala de aula, diferenças de idade
Problemas familiares
Maternidade na adolescencia
Historico de reprovações
Escola não atrativa
Ensino tradicional e conteudista
Falta de acolhimento pedagógico e da valorização de saberes diferentes
Dentre todas essas alternativas, particularmente acredito que o principal motivo, ou de maior percentual, é o de alcançar um diploma de conclusão para que se esteja apto a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, onde o requisito número um, é ensino médio completo. O aluno que frequenta a EJA, é um aluno normalmente excluido socialmente, em processo de desigualdade escolar que o afastaram da escola.
Mais do que isso, essas pessoas que procuram a EJA, trazem uma bagagem de vida,  e o professor é um incentivador de cada aluno, tendo como premissa um bom relacionamento e preocupação com seus alunos.
Para Freire, "não há saber mais ou menos, há saberes diferentes. (2013, p. 49)
Conhecer a história de vida de cada aluno, acolher seus saberes e partilhar esse momento com o grupo são essenciais para que os alunos possam ter um bom desenvolvimento intelectual e dessa forma continuem a frequentar as aulas em busca de seus objetivos.





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