sábado, 7 de abril de 2018

Memórias das tecnologias

Na interdiciplina de Educação e tecnologia da comunicação e informação, estamos tendo a oportunidade de relembrar, através de uma linha do tempo, as tecnologias utilizadas desde nossa alfabetização.
Foi muito interessante e nostálgica essa atividade. Pude relembrar através de minhas memórias, não só as tecnologias, mas de professores que marcaram essa minha trajetória e também alguns colegas que me vieram na lembrança.
Mas o mais curioso, é que quando iniciei minha linha do tempo, pensei: não havia tecnologia, pois sempre que pensamos em tecnologia, lembramos de redes sociais, aplicativos e informática, recursos que na minha época não havia.
Desde minha alfabetização até a conclusão do ensino fundamental, os recursos eram o quadro negro, mimeógrafo, lápis, borracha, apontador e caderno.
Nos anos finais, surgiu a caneta e os livros.
No ensino médio, além dos livros, havia muita cópia de xerox e também a datilografia.
Somente na universidade é que comecei a ter acesso ao computador e impressora, ainda muito usado no início só para digitação e impressão.
Atualmente, retornando aos estudos depois de tanto tempo, me deparo com uma infinidade de recursos tecnológicos que nos auxiliam na universidade e à distância. São tantos aplicativos que surgem a cada dia que fica difícil acompanhar o uso de tantos recursos.
Sem dúvidas, todos os recursos que tive ao longo da minha escolarização foram de muita importância para a época, e que ainda hoje utilizamos, como a caneta e o caderno.
Mas é claro que a tecnologia está aí para nos auxiliar cada vez mais com o aprendizado e nossa busca por conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário