Durante a aula de linguagem desta semana, tivemos a oportunidade de comparar e analisar as teorias de Piaget e Vygotsky quanto ao desenvolvimento da linguagem.
Ambos são construtivistas e acreditam na interação do meio para o desenvolvimento da linguagem, mas diferem em alguns pontos.
Vygotsky - Pensamentos e linguagens são processos interdependentes, desde o o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, dando uma forma ao pensamento, possibilitando o aparecimento da imaginação, da memória e o planejamento da ação. A linguagem sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
Privilegia o ambiente social. Reconhece que se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Não aceitando uma visão única e universal do desenvolvimento humano.
Piaget - O pensamento aparece antes da linguagem, sendo uma das suas formas de expressão. Pensamento depende da coordenação dos esquemas sensoriomotores e não da linguagem. Esta só ocorre depois que a criança já alcançou determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se aos processos de pensamento. Estabelece separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência cognitiva.
Privilegia a maturação biológica. Aceita que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula o desenvolvimento em sequência fixa e universal de estágio.
Olá! Piaget e VygotskY diferem um pouco sobre a aquisição da linguagem, os dois nos fazem refletir sobre a importância da linguagem na interação com o outro.
ResponderExcluirUm abraço