quarta-feira, 30 de maio de 2018

O Planejamento do Contexto

No município de Esteio, cidade onde trabalho com educação infantil, construímos em formações de professores a Base Municipal Comum Curricular.
Através dessa Base é que fazemos o planejamento de como e o que vamos trabalhar com as crianças.
Partimos de uma observação, analisando os interesses das crianças, suas curiosidades, seus questionamentos e suas preferências.
Após essa observação, já sabemos o assunto que mais surgiu interesse e então fazemos o Planejamento do Contexto, tendo uma intencionalidade pedagógica.
O planejamento do contexto, diz respeito a todo o tempo que a criança está na escola, sob os nossos cuidados.
Todos os momentos devem ser planejados para que a criança se sinta num ambiente acolhedor, atrativo e que alcance os direitos de aprendizagem.
Em nossa Base, temos elencados todos os direitos de aprendizagem que a criança tem ao frequentar a escola de educação infantil.
Ao fazer o nosso planejamento, destacamos os direitos de aprendizagem que a criança terá e também os campos de experiência que estaremos desenvolvendo com as atividades (A criança e suas relações interpessoais; Corpo, Gestos, Movimentos e Descobertas; As sensações e suas representações: sons, cores, texturas, aromas e sabores; As relações e suas transformações sobre os fenômenos naturais e os conhecimentos matemáticos; Cultura Escrita; As linguagens da infância).
Ao planejar o contexto, devemos nos atentar para 4 itens: tempo, espaço, materiais e grupo.
O tempo se refere ao período que permitimos que a criança se dedique a tal atividade de acordo com o seu interesse, não determinando o término para a atividade.
O espaço é o local onde será realizada a atividade. O espaço não deve ser sempre o mesmo, variando conforme a atividade proposta (sala de referência, biblioteca, pátio...).
Materiais se refere a tudo que formos usar naquele dia com a criança (lápis, tinta, folha, corda, bola,..).
E o grupo se refere ao número de crianças que faremos a atividade. Pode ser feito com o grupo todo ou em grupos menores, dependendo da proposta de trabalho.
Esses 4 itens (tempo, espaço, materiais e grupo), aliados ao tipo de intervenção do adulto, resultam no que acredito serem as grandes categorias da pedagogia da infância. (Fochi, 2015).

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