sexta-feira, 8 de junho de 2018

Como avaliar um aluno?

Luckesi (1999) define avaliação da aprendizagem como um ato amoroso no sentido de que a avaliação por si só deve ser um ato acolhedor e inclusivo, que integra, diferentemente do julgamento puro e simples, que não dá oportunidades, distingue apenas o certo do errado partindo de padrões predeterminados. Assim, o verdadeiro papel da avaliação visa à inclusão, não à exclusão.

De acordo com a definição de Luckesi, a avaliação permite ao aluno se sentir inserido no contexto de aprendizagem em construção e não excluído, caso não tenha alcançado algum objetivo.

Entendo que a avaliação é um processo diário e contínuo, não devendo ser baseado unicamente em nota, através de provas ou exames.

Cada aluno tem seu tempo para alcançar a habilidade esperada, não significando que seu processo esteja errado simplesmente por ser mais lento que outro.

A trajetória que o aluno percorre durante o ano letivo, permite que este construa seu conhecimento, através de seu interesse e seu elo com o professor. O vínculo entre aluno e professor está diretamente relacionado com o aprendizado deste aluno. Assim, o professor consegue fazer um diagnóstico de seu aluno e não somente classificá-lo através de uma nota ou conceito.

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