sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Disciplina de Matemática

Nesse semestre também estou cursando a disciplina de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental I.
A matemática sempre foi um assombro pra maioria das crianças na escola, e eu me incluo nesse grupo de alunos que nunca simpatizou muito com essa disciplina.
Talvez pelo método utilizado para ensinar que não me chamasse a atenção, ou pela falta de percepção do professor que não observa no aluno sua dificuldade. Não sei. O fato é que a matemática nos acompanha diariamente e é de extrema importância estimular o raciocínio desde a primeira infância.
Eu que trabalho com educação infantil, vejo como é importante desde o berçário, trabalhar a questão de espaço e forma com as crianças.
Identificar sua localização no espaço, reconhecer o que perto / longe, o que é dentro / fora, são fundamentais para que a criança desenvolva seu conhecimento e vá se familiarizando com a matemática.
Para Piaget essa estruturação espacial da criança inicia-se pela constituição de um sistema de coordenadas relativo ao seu próprio corpo. É a fase chamada egocêntrica, no sentido de que, para se orientar, a criança e incapaz de considerar qualquer outro elemento, que não o seu próprio corpo, como ponto de referência.
Trabalhar a matemática de forma lúdica e material concreto, estimula o interesse da criança e torna essa disciplina mais atrativa aos olhos dos alunos.
Espero que a disciplina nos mostre formas inovadoras para ensinar matemática e conquistar os alunos quanto à importância da matemática em nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário