sábado, 10 de novembro de 2018

Fatores que interferem no processo de alfabetização


Postagem do primeiro semestre de 26/11/15


Na interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, muitos fatores interferem no processo de alfabetização das crianças. São eles:

- Aspectos sociológicos – crianças de classe socioeconômica mais baixa são aquelas que tem mais dificuldade de se alfabetizar.

- Aspectos funcionais – a criança precisa saber para que serve a escrita para poder se interessar em aprender (como ler histórias, poesias, rimas).  Aqui,  a criança de classe socioeconômica mais baixa tem desvantagem sobre as outras crianças, pois seu ambiente familiar não tem essa vivência de ver pessoas lendo próximas de si para ir adquirindo esse interesse.

- Aspectos estruturais – compreender o som de cada letra e como esse som pode ser diferente em uma palavra e outra.

- Aspectos neuronais – ao receber as informações, a criança precisa filtrar o que realmente interessa e essas informações vão para a memória , formando uma rede neuronal potente que permita novas aprendizagens.

- Aspectos psicogenéticos – as crianças não distinguem desenho de escrita num primeiro momento. Depois a criança começa a considerar o tamanho do objeto para escolher a quantidade de letras.

- Prazer, atenção e motivação.

- Organização da classe - Destaco aqui esse fator, por achar de fundamental importância o papel do professor nessa condução de aprendizagem.
A criança vem de um espaço acolhedor onde conhece todos ao seu redor, o grupo familiar.
Esse novo ambiente que é a escola, vem cheio de novidades e descobertas, mas também com receio do novo. A formação de um novo grupo, num ambiente estranho que é a escola, e regido por uma figura desconhecida: o professor.
Junto a tudo isto, surgem as regras, a socialização, a comunicação entre as crianças, o conviver com comportamentos diferentes e ainda as atividades que devem ser seguidas como pintar, sublinhar, circular, entre outros.

Piaget (1974) não aponta respostas sobre o que e como ensinar, mas permite compreender como a criança e os adolescentes aprendem, fornecendo um referencial para a identificação das possibilidades e limitações de crianças e adolescentes. Desta maneira, oferece ao professor uma atitude de respeito às condições intelectuais do aluno e um modo de interpretar suas condutas verbais e não verbais para poder trabalhar melhor com elas.

Por essa razão, penso que a organização da classe, é um dos fatores mais importantes na adaptação das crianças. Processo fundamental para que haja a alfabetização.

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