Postagem 8 – quarto semestre de 26/05/17
Na educação infantil, trabalhamos
muito com sucatas como um material concreto.
Na escola em que trabalho, nossa Feira de Ideias acontece anualmente como uma mostra das atividades realizadas com as crianças.
Na escola em que trabalho, nossa Feira de Ideias acontece anualmente como uma mostra das atividades realizadas com as crianças.
Procuramos expor nessa feira,
trabalhos feitos com sucatas (papelão, rolo papel higiênico, copos iogurte,
tampinhas de garrafa, caixas, potes, entre outros).
Todo brinquedo confeccionado com
material reciclável tende a despertar nas crianças novos interesses, além da
criatividade, possibilidades de transformar objetos e também habilidade na
confecção de brinquedos.
Cada atividade proposta, parte de
uma investigação que a criança tem curiosidade. Podemos começar através da leitura
de um livro, de um questionamento em sala e assim começamos a criar.
Através de uma história, além de criar personagens com sucata , também trabalhamos diferentes atividades que desenvolvem a motricidade fina, como rasgar papéis, colagem, pontilhar o caminho desenhado no papel, amassar bolinha de papel, aprender a usar a tesoura para recorte.
Assim são criados vários trabalhos que são verdadeiras obras de arte.
Piaget nos diz que a criança
exploradora, constrói seu conhecimento, dando ênfase na relação do ambiente com
o indivíduo, compreende a utilidade e funcionamento das estruturas do mundo.
Vygotsky aponta o brincar na
primeira infância, um meio para o desenvolvimento psicológico e sociocultural
da criança.
Wallon defende o brincar e o
brinquedo juntos como uma forma de estruturação do eu da criança. Esse é um
meio que possibilita a construção da personalidade.
Trabalhar e brincar com brinquedo
reciclado, não é apenas lazer, estimulação da criatividade ou outros aspectos
na criança. Trabalhar com sucata, é algo mais complexo, pois ao ter essa
prática, exercemos uma ação direta no meio ambiente e no comportamento humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário