domingo, 18 de novembro de 2018

Projetos de Aprendizagem


Postagem 7 (terceiro semestre) de 23/12/16


Trabalhar com projetos de aprendizagem em sala de aula, amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Parte da escolha de um tema de interesse do grupo para pesquisar.

Possibilita o diálogo com a realidade dos alunos, ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professor e alunos. Os alunos constroem seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sanam dificuldades e buscam aprofundamentos.

Trabalhar com projetos, possibilita responder a problemas colocados pelos alunos, questões de seus interesses.

O professor passa a ser um mediador do processo de construção do conhecimento, além de aprendiz. O aluno é o elemento central da construção do conhecimento, visto e respeitado como sujeito, trazendo suas experiências e sendo respeitado seu ritmo de aprendizagem.

Segundo Buck Institute for Education (2008), a pedagogia de projetos pode favorecer o trabalho do professor para conseguir um alto desempenho junto com seus alunos, como foco na aprendizagem de qualidade e possibilitando uma possível interferência junto à comunidade.

Para Martins (2007), o projeto deve estimular nos alunos a necessidade de busca de soluções para as questões propostas, considerando seus saberes prévios proporcionando assim um aprimoramento e o desenvolvimento das próprias competências como instrumentos de aprendizagem e compreensão da realidade.

Nossa última aula de Seminário Integrador IV, foi de apresentações dos projetos de aprendizagem realizada pelos grupos de alunos que foram formados na aula anterior.

Durante as apresentações, pude assistir a uma variedade enorme de temas curiosos. Projetos muito bem elaborados, outros sendo construídos e em andamento.

As certezas e dúvidas de nosso grupo foram sanadas? Não totalmente. Mas foi muito rico assistir a tudo isso e ver o quanto ainda temos para pesquisar.

Começamos com um norte, mas conforme íamos seguindo adiante, o rumo se modificava e outras dúvidas surgiam.

Achei um pouco difícil essa atividade, já que, cada uma do nosso grupo é de uma cidade e tem seus afazeres durante o dia, restando muitas vezes, somente nossos encontros presenciais e conversas pelo whatsap, parecendo em alguns momentos, que não iríamos conseguir alcançar o objetivo.

Mas estamos caminhando, com a certeza que estamos sempre em busca de novas respostas, novas pesquisas e algumas conclusões.
O certo é que nossos projetos continuam e seguem em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário