Postagem 4 (segundo
semestre) de 12/04/16
Ontem na aula de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, tivemos a oportunidade de nos encantar um pouco mais com a arte da literatura.
No mundo da leitura, viajamos para dentro de um mundo de imaginação só nosso. Lá descobrimos emoções e sentimentos que vivemos dentro de uma história.
Ler para as crianças tem uma dimensão que muitas vezes não conhecemos.
Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem
histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que tem em
relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da
infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor,
perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Durante uma hora do conto, como é importante apropriar-se do conteúdo do livro para poder transmitir as emoções que o livro nos traz.
As diferentes formas de se contar uma história, o uso de adereços, fantoches, ou a encenação, contribuem para que a criança se interesse pela história.
O despertar para o interesse da literatura começa bem cedo.
Deixar que seus
alunos manuseiem os livros para ler ou ver as gravuras, um passeio por uma
biblioteca, onde eles possam escolher o livro de seu interesse, gera
curiosidade e também o gosto pela leitura.
O hábito da leitura para crianças, ajuda no desenvolvimento
pessoal, intelectual, aprimora suas habilidades de comunicação.
Quando a criança se acostuma com a leitura, consegue sentir
prazer ao conhecer novas histórias. Também é uma forma de enriquecer o
vocabulário, construir uma lógica de pensamento e criatividade.
Nunca é cedo para contar histórias para as crianças, mesmo
com bebês. Já em seus primeiros sinais
de comunicação, seja apenas balbuciando, já é possível contar histórias.
Enquanto lemos para as crianças, estamos desenvolvendo a imaginação nas suas
cabecinhas e despertando suas emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário