Postagem 10 – Quarto semestre - de 15/07/17
Nesse semestre estudamos muito como deve ser uma gestão
escolar democrática.
Esse tipo de gestão escolar, deve envolver todos os segmentos da escola em qualquer tomada de decisão.
Esse tipo de gestão escolar, deve envolver todos os segmentos da escola em qualquer tomada de decisão.
A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola.
A gestão democrática implica um processo de participação coletiva. Sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola.
A participação nesses segmentos, não se apresenta de maneira
padronizada. Constitui-se em atitudes e disposição de aprendizagem e de
mudanças culturais a serem construídas no cotidiano escolar.
Entre as formas de participação que podem ser criados na
escola, destacam-se:
Conselho escolar: Trata-se de uma instância colegiada
que deve ser composta por representantes de todos os segmentos da comunidade
escolar e constitui-se num espaço de discussão de caráter consultivo e/ou
deliberativo.
Conselho de classe: deve atuar em espaço de avaliação
permanente, que tenha como objetivo avaliar o trabalho pedagógico e as
atividades da escola.
“Guarda em si a
possibilidade de articular os diversos segmentos da escola e tem por objeto de
estudo o processo de ensino, que é o eixo central em torno do qual
desenvolve-se o processo de trabalho escolar.” (DALBEN, 1995.p.16).
Associação de pais e mestres: é uma valiosa forma de
aproximação entre os pais e a instituição, contribuindo para que a educação
ultrapasse os muros da escola e a democratização da gestão seja uma conquista
possível.
Grêmio estudantil: é um mecanismo de participação dos
estudantes nas discussões do cotidiano escolar e em seus processos decisórios.
Numa escola que tem como objetivo formar indivíduos
participativos, críticos e criativos, a organização estudantil adquire
importância fundamental, à medida que se constitui numa “instância onde se
cultiva gradativamente o interesse do aluno, para além da sala de aula” (VEIGA,
1988, p.113).
Através da interdisciplina desse semestre, aprendemos também os diferentes tipos de gestão existentes e conseguimos avaliar nossas escolas quanto à gestão. O tipo de gestão que predomina, seu funcionamento, sua relação entre teoria e prática, bem como o que pode ser melhorado na gestão escolar.
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