domingo, 7 de abril de 2019

Sobre a postagem do PA


Postagem original disponível em:


Esta postagem refere-se à aplicação de Projetos de Aprendizagem no maternal II.
Nunca havia trabalhado com projetos de aprendizagem até ter essa experiência com a turma de maternal.
De certa forma, tudo que é novo ou feito pela primeira vez, gera um pouco de ansiedade e dúvida se vai dar certo.
Ao conversar com a supervisora da escola, recebi o apoio necessário para desenvolver meu trabalho através do PA.
No município de Esteio, de acordo com a Base Municipal Comum Curricular (BMCC), que foi elaborada a partir de reuniões com professores e coordenação da Secretaria de Educação Municipal, “as crianças das turmas de Maternais são falantes, espontâneas, desbravadoras, egocêntricas, questionadoras, curiosas, surpreendentes e com um desejo imenso de viver plenamente a sua infância, devendo, esse, ser um direito garantido a todas as crianças.”
Seguindo esse documento, comecei o PA levantando questionamentos com as crianças sobre a amizade do grupo.
O que é ser amigo? Que atitudes nos faz serem amigos? E também perguntas contrárias, como: O que não posso fazer com meu amigo? O que não gostaria que fizessem comigo?
Diante das respostas passamos a ouvir histórias que falassem sobre amizade e outros valores importantes para a boa convivência entre os colegas da turma. Assim, desenvolvemos atividades referentes ao assunto e com a participação de todas as crianças.
Trabalhar com PA foi uma experiência diferente e também satisfatória  em relação ao amadurecimento da turma. Após o seu término, era possível observar em situações cotidianas, que as próprias crianças lembravam umas as outras o que pode e o que não pode fazer para se preservar a amizade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário