Postagem original disponível em:
Esta postagem refere-se à aplicação de Projetos de Aprendizagem
no maternal II.
Nunca havia trabalhado com projetos de aprendizagem até ter
essa experiência com a turma de maternal.
De certa forma, tudo que é novo ou feito pela primeira vez,
gera um pouco de ansiedade e dúvida se vai dar certo.
Ao conversar com a supervisora da escola, recebi o apoio
necessário para desenvolver meu trabalho através do PA.
No município de Esteio, de acordo com a Base Municipal Comum
Curricular (BMCC), que foi elaborada a partir de reuniões com professores e
coordenação da Secretaria de Educação Municipal, “as crianças das turmas de Maternais
são falantes, espontâneas, desbravadoras, egocêntricas, questionadoras,
curiosas, surpreendentes e com um desejo imenso de viver plenamente a sua
infância, devendo, esse, ser um direito garantido a todas as crianças.”
Seguindo esse documento, comecei o PA levantando
questionamentos com as crianças sobre a amizade do grupo.
O que é ser amigo? Que atitudes nos faz serem amigos? E também
perguntas contrárias, como: O que não posso fazer com meu amigo? O que não
gostaria que fizessem comigo?
Diante das respostas passamos a ouvir histórias que falassem
sobre amizade e outros valores importantes para a boa convivência entre os
colegas da turma. Assim, desenvolvemos atividades referentes ao assunto e com a participação de todas as crianças.
Trabalhar com PA foi uma experiência diferente e também
satisfatória em relação ao amadurecimento
da turma. Após o seu término, era possível observar em situações cotidianas, que
as próprias crianças lembravam umas as outras o que pode e o que não pode fazer
para se preservar a amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário