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Trabalhar com a diversidade é fundamental desde a educação
infantil e durante o ano todo. Numa cultura onde se discrimina qualquer tipo de
preconceito, mas que infelizmente vemos diariamente esses rótulos acontecerem
na sociedade em que vivemos, a criança começa a criar seus conceitos do que é
certo ou errado, do que é aceito e o que não é aceito, a partir do meio em que
ela está inserida.
No contexto familiar, os costumes são passados através das
gerações e as crianças carregam consigo sua bagagem de conhecimento para a
escola.
Ao longo do curso, tive a oportunidade de trabalhar sobre diversidade
com diferentes turmas, desde o berçário até o pré. A criança gosta de brincar
com criança e não rejeita a companhia de outra criança, independente de sua
aparência, cor ou deficiência.
O que observei nessas turmas, é que em torno de 4 anos de
idade, a criança passa a expressar falas que ouve em casa e muitas vezes
carregadas de preconceito, demonstrando em atitudes esse comportamento. Algumas
crianças não queriam dar a mão pra determinado colega ou não queriam sentar na
mesma mesa que outra criança.
Numa oportunidade de reunião com os pais de uma turma, tive
a oportunidade de abordar o tema diversidade que estávamos trabalhando na
época. Solicitei aos pais o auxilio deles para que tivessem um diálogo com seus
filhos em casa, e falassem sobre a importância do respeito às diferenças.
A solicitação foi aceita e houve uma significativa melhora
no comportamento das crianças, mas essa ação deve fazer parte de um processo contínuo,
sendo trabalhado com as crianças ao longo de todo o ano, e não de forma isolada
como vemos ser abordado em algum projeto.
Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil “para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de
aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente
nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição” (BRASIL,
1998, p.41).
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