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O processo de avaliação na educação infantil não requer somente
um parecer descritivo da criança. É preciso uma observação diária minuciosa de
como a criança reage ao que é proposto pela professora. Observar como a criança
se relaciona com colegas, suas interações com o grupo, suas participações a
cada atividade, seus interesses, preferências, suas expressões diante do que é
exposto.
Nessa trajetória do curso do Pead fui aprimorando minha
forma de avaliar as crianças. Através do vídeo Caramba Carambola o Brincar tá
na Escola, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=_lQWGDV81Vs
da interdisciplina Infâncias de 0 a 10
anos, a coordenadora do projeto Brincar, Maria Lúcia Medeiros, diz que é preciso
ofertar materiais para as crianças para que essas possam criar, conhecer-se a
si e ao outro, experimentar as possibilidades do seu corpo, para não limitar o seu conhecimento.
Através do que é ofertado de materiais pela escola, a
criança pode desenvolver suas habilidades e através de observações feitas pelo professor
durante o período que a criança passa na
escola, o professor obtém dados para ter informações precisas do que vamos
colocar na avaliação da criança, levando em consideração sempre, que cada
criança tem seu tempo de aprendizado, umas desenvolvendo algumas habilidades
antes das outras.
A criança é um ser único, não devendo ser tecidas comparações
com outras crianças, mas analisando uma a uma, considerando que cada criança
tem seu tempo de aprender e que o tempo de cada criança é diferente uma da outra.
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