segunda-feira, 8 de abril de 2019

Avaliar na Educação Infantil


Postagem original disponível em:


O processo de avaliação na educação infantil não requer somente um parecer descritivo da criança. É preciso uma observação diária minuciosa de como a criança reage ao que é proposto pela professora. Observar como a criança se relaciona com colegas, suas interações com o grupo, suas participações a cada atividade, seus interesses, preferências, suas expressões diante do que é exposto.
Nessa trajetória do curso do Pead fui aprimorando minha forma de avaliar as crianças. Através do vídeo Caramba Carambola o Brincar tá na Escola, disponível em:
  https://www.youtube.com/watch?v=_lQWGDV81Vs  da interdisciplina Infâncias de 0 a 10 anos, a coordenadora do projeto Brincar,  Maria Lúcia Medeiros, diz que é preciso ofertar materiais para as crianças para que essas possam criar, conhecer-se a si e ao outro, experimentar as possibilidades do seu corpo, para não limitar o  seu conhecimento.
Através do que é ofertado de materiais pela escola, a criança pode desenvolver suas habilidades  e através de observações feitas pelo professor  durante o período que a criança passa na escola, o professor obtém dados para ter informações precisas do que vamos colocar na avaliação da criança, levando em consideração sempre, que cada criança tem seu tempo de aprendizado, umas desenvolvendo algumas habilidades antes das outras.
A criança é um ser único, não devendo ser tecidas comparações com outras crianças, mas analisando uma a uma, considerando que cada criança tem seu tempo de aprender e que o tempo de cada criança é diferente uma da outra.



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